Friday, July 07, 2006

Proposta Para Uma Grande Mãe Terra Ciborg
Regina Célia Pinto

Foi o emérito doutor em antropologia Sir R. B., o primeiro a notar os estranhos signos na cabeça do fêmur da artista multimídia neozelandesa HVJ. Sendo assim, a peça foi imediatamente levada para o CEPAL (Centro de Pesquisas Antropológicas e Lingüísticas) situado na cidade principal da Ilha de Aotearoa. Para esse centro de pesquisas dirigiram-se imediatamente os mais renomados antropólogos e especialistas em lingüística e códigos do mundo inteiro, na verdade estava-se diante de um acontecimento inédito no mundo da Ciência.

Durante meses a fio aqueles especialistas dedicaram-se a estudar aquela cabeça de fêmur sem que nada fosse descoberto. Enquanto isso a artista multimídia HVJ acostumava-se a caminhar com sua nova cabeça de fêmur, um implante de tantalum 1, e espantava-se com a súbita notoriedade de sua antiga peça óssea pois a cada dia surgiam as mais estapafúrdias notícias nos jornais, mas nenhum passo adiante era dado, o código (?) continuava indecifrável.

Para tentar resolver aquele impasse foram chamados os autores da Orelha Extra Escala ¼. Esse projeto do TC&A e do artista australiano Stelarc havia constatado que tecido vivo pode crescer e sustentar-se fora do corpo. A Orelha Extra Escala ¼ é uma forma de vida parcial – em parte construída e em parte autônoma, esperando para se tornar uma prótese suave. Os mesmos métodos usados na criação da orelha foram aplicados à cabeça de fêmur e, para espanto das gentes, ela começou a desenvolver-se e a ganhar vida. Com isso, o código (?) ganhou mais caracteres e um pouco mais de visibilidade.

Seria uma bio-poesia? Alguém lembrou-se então de Gênesis um trabalho transgênico do conhecido e admirável poeta, artista e pensador brasileiro Eduardo Kac.

Genesis is a transgenic artwork3 that explores the intricate relationship between biology, belief systems, information technology, dialogical interaction, ethics, and the Internet. The key element of the work is an "artist's gene", a synthetic gene that was created by Kac by translating a sentence from the biblical book of Genesis into Morse Code, and converting the Morse Code into DNA base pairs according to a conversion principle specially developed by the artist for this work. The sentence reads: "Let man have dominion over the fish of the sea, and over the fowl of the air, and over every living thing that moves upon the earth." It was chosen for what it implies about the dubious notion--divinely sanctioned--of humanity's supremacy over nature.”

Cogitou-se então de analisar o DNA da peça em estudo. O resultado da pesquisa foi assombroso. Ele era de um tipo completamente desconhecido. E, mais assombroso ainda foi que depois de algum tempo começaram a aparecer no osso imagens que se movimentavam viva e dramaticamente, sugerindo a devastação e destruição pela qual vem passando o Planeta Terra:

“Deixar o homem dominar o peixe do mar, as aves no ar e toda coisa viva que se move na Terra”?

Chamado a opinar, um antigo habitante da ilha, um sábio Maori, vendo toda aquela magia em movimento, intuiu relações entre o que se passava e o antigo mito de “papatuanuku”, a Grande Mãe Terra.

Decidiu-se então convocar um grupo de artistas, todos eles pesquisando Arte e Biologia em suas obras. Observando as cenas do que passaram a chamar de Cine Femura, comparando-as com a situação de perpétuo desastre ecológico em que vive o nosso planeta e estudando profundamente a mitologia Maori, eles decidiram que trabalhariam colaborativamente na criação de uma Grande Mãe Terra Cyborg ou Papatuanuku Cyborg como passaram a chamá-la carinhosamente.

Apesar desses artistas estarem recebendo apoio e patrocínio do “Fundo Para a Preservação da Terra” e o auxílio dos mais sábios e interessados especialistas em biologia, genética e DNA, o projeto caminha vagarosamente porque tudo é muito novo e objeto de profunda pesquisa. Seriedade e Ética são requisitos fundamentais aos membros da equipe. Um primeiro protótipo, construído com o mesmo DNA da cabeça de Fêmur já está sendo experimentado. Nele foram colocados chips que contêm todo o respeito das culturas menos complexas pela Natureza. Quem sabe, não estará aí o primeiro estágio do futuro da Terra?

Completamente adaptada ao tantalum, a artista neozelandeza HVJ, participa ativamente da pesquisa. É através dela e de suas performances “on line” que as informações sobre o projeto circulam pelas universidades da ilha e do resto do mundo. Nessas performances fica evidente todo o seu carinho pelo nosso planeta azul.

Notas:

1 “Tantalum (formerly tantalium) is a chemical element in the periodic table that has the symbol Ta and atomic number 73. A rare, hard, blue-gray, lustrous, transition metal, tantalum is highly corrosion-resistant and occurs in the mineral tantalite. Tantalum is used in surgical instruments and implants because it does not react with body fluids”.

2 A Orelha Extra Escala 1/4 é sobre dois conceitos colaboradores. O projeto representa uma parte humana reconhecível. Porém, está sendo apresentado como uma vida parcial e questiona as noções da inteireza do corpo. Também confronta percepções culturais mais amplas de 'vida como dádiva" e nossa habilidade crescente de manipular sistemas vivos. TC&A estão lidando com os assuntos éticos e perceptivos originando-se da constatação que tecido vivo pode ser sustentado e pode crescer e funcionar fora do corpo. Stelarc, em última instância, está preocupado com o anexo da orelha para o corpo como uma prótese suave. A Orelha Extra Escala 1/4 é forma de vida parcial – em parte construída e em parte autônoma – esperando para se tornar uma prótese suave.

3 “Transgenic poetry: synthesize DNA according to invented codes to write words and sentences using combinations of nucleotides. Incorporate these DNA words and sentences into the genome of living organisms, which then pass them on to their offspring, combining with words of other organisms. Through mutation, natural loss and exchange of DNA material new words and sentences will emerge. Read the transpoem back via DNA sequencing”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home